WHATSAPP NO CONDOMÍNIO, VALE A PENA?

Escrito por admin
WHATSAPP NO CONDOMÍNIO, VALE A PENA?

O aplicativo que revolucionou a comunicação pode ajudar na gestão do seu condomínio. Entenda os prós e contras do WhatsApp para usá-lo da melhor forma em sua gestão.

 

 

Mesmo com diversos aplicativos de gestão condominial à disposição, o WhatsApp continua sendo o favorito para a comunicação rápida e direta. Utilizar a tecnologia é um excelente caminho para facilitar a gestão e a comunicação entre síndicos e moradores. Por isso, elencamos aqui 3 dicas de cuidados que devem ser adotados para que seja um bom canal de comunicação.

 

MEIO DE COMUNICAÇÃO INFORMAL

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação informal, ou seja, através dela não se pode fazer pedidos, concessões ou reclamações oficiais. Importante deixar essas questões esclarecidas desde o início do grupo e, se necessário, relembrar periodicamente. O canal oficial do condomínio deve ser e-mail, aplicativo do condomínio ou livro de ocorrências. De qualquer forma, é fundamental que o síndico não deixe o morador sem resposta no WhatsApp.

 

PROPÓSITO DO WHATSAPP

O grupo de WhatsApp deve ser criado com o único propósito de facilitar a comunicação entre os moradores e com o síndico; avisar sobre acidentes; alertar movimentos suspeitos; abordar dúvidas, etc. O administrador do grupo deve ser o síndico, jamais colocar todos nesse posto.
Ainda assim, WhatsApp não deve ser o único canal de avisos. Todos os comunicados oficiais do condomínio, como convocações, demandas e pendências, precisam ser avisadas por e-mail e/ou por informativos impressos.

 

UTILIZAÇÃO FUNCIONAL

Nas regras do grupo, deixe claro que serão abordados apenas assuntos de interesse em comum. Mensagens como correntes ou memes que abordem política, religião ou futebol não devem ser permitidas, pois criam polêmica ou desentendimentos.
Além disso, fotos e áudios só devem ser enviados que se estiverem totalmente relacionados com o tema abordado, como foto de alguma patologia no prédio, por exemplo.

 

Com essas três dicas em prática, a tendência é o grupo do seu condomínio fluir muito bem. Ainda assim, tome cuidado: o volume de mensagens pode ficar muito grande, sendo difícil acompanhar. Evite cumprimentos (bom dia, boa tarde) se não tiver nada a ser comunicado. E alerte a todos que se algum problema for urgente, que fale diretamente com o síndico, evitando polêmica no grupo.

 

Quer facilitar ainda mais a sua gestão? Conte com o Padrão Sperinde de Administração de Condomínios. Solicite sua proposta aqui.

Site desenvolvido por Lead Link